segunda-feira, maio 15, 2006

Uma oportunidade de trabalho.

POR DANIELI ANTONELLO

Por trás do show de som e luzes tem muito trabalho pesado. Talvez quem visite a Produsul 2006, que está sendo realizada no Centro de Convenções de Tubarão (Cecontu), em Tubarão, nem imagine a quantidades de profissionais que colabora para que a feira atinja os objetivos esperados. São recepcionistas, seguranças, operadores de máquinas, garis, faxineiras, catadores de lixo e tantas outras atividades que são importantes para a realização da feira.
Mônica da Silva e Rosemeire Máximo trabalham na equipe que mantém a recepção aberta 24 horas. É ali que as principais informações são obtidas e quatro pessoas se revezam em turnos de seis horas.
Dentro da feira, também podem ser encontrados outras profissionais como as faxineiras Eliane Fernandes – que trabalha pelo segundo ano consecutivo - e Maria Aparecida de Aguiar da Silva - que há 12 anos trabalha na feira.
No início da manhã de sábado, dia seguinte a abertura oficial da Produsul, Maria Aparecida estava recolhendo lixo deixado pelo público que assistiu ao show da cantora Pitty. Ela contou que tinha acabado de encontrar uma nota de R$ 10,00 no chão, bem como tantos outros objetivos que já havia encontrado durante esses anos de feira, como brincos, bonés e até alianças.
A Produsul conta ainda com uma equipe de seguranças com cerca de 150 homens que se revezem durante a feira e os shows. Um deles é Nilton Teixeira. Ele relata que nunca aconteceu nenhum problema sério em relação a roubos ou furtos nos três que vem trabalhando na feira,
- O que eu posso fazer pela segurança da feira é não permitir a entrada de pessoas estranhas durante o dia e no período da noite observar o comportamento das pessoas, para perceber se pode haver ou não alguma briga ou confusão- explica.
Dentro da feira, há uma equipe da manutenção dos banheiros móveis, que são em torno de 80 em toda a Produsul. Uma equipe de oito pessoas se revezam para a manutenção feita uma vez por dia e a limpeza a que é realizada de acordo com a necessidade.
Em relação ao parque de diversões Diego Mello, organizador e operador de alguns brinquedos, diz que o movimento do primeiro dia foi fraco, mas acredita que durante os nove dias de feira ainda irá melhorar. Mello relata que o parque fica aberto das 14 horas até à meia noite, horário em que os portões dos shows são abertos aos público. O pavilhão central da feira, onde ocorre a Feira da Industria e Comércio (Feincos), também fecha à meia noite.

Nenhum comentário: