sábado, maio 27, 2006

O futuro do jornalismo está na assessoria de imprensa

Por ALEX CICHELA

No mundo atual onde transmitir informações é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, a assessoria de imprensa entra como peça importante na execução deste trabalho. Pertence a ela a atribuição de levar ao conhecimento público as ações de uma empresa, sejam elas de interesse político, social, religioso, comercial, financeiro e outros que necessitem de respaldo na opinião pública.
A jornalista Andressa Fabris e o jornalista Sandro de Mattia contaram em uma entrevista coletiva, como é o andamento e funcionamento de uma assessoria de imprensa. Andressa formou-se na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e iniciou a carreira no Jornal da Manhã, de Criciúma, onde trabalhou na editoria de economia. Passou também pela rádio Difusora, de Içara. Atualmente possui uma empresa de assessoria a Alfapress e também assina uma coluna no jornal A Tribuna.
Sandro de Mattia começou sua vida como metalúrgico. Formou-se no curso de jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Trabalhou também no Jornal da Manhã, seguindo então para a rádio Eldorado e rádio Ulha Negra, ambas de Criciúma. Atualmente é assessor de imprensa do deputado federal Jorge Boeira (PT-SC) e também da Construtora Fontana.
Em uma empresa de assessoria, todos os ramos de atividades são potenciais clientes, mas os principais são empresas de pequeno e médio portes, já que muitas delas não sabem ao certo como funciona a atividade e apenas têm uma idéia geral sobre a divulgação de seus produtos.
Sendo assim um ponto importante levantado por ambos os jornalistas, foi que: para trabalhar em uma empresa de assessoria o jornalista precisa ter uma grande credibilidade em seu meio. Mattia afirmou que para ser um bom assessor de imprensa não basta apenas saber a teoria aprendida em sala de aula, mas que a prática também vale muito. O jornalista torna-se mais ágil para livrar-se de problemas do dia-a-dia.
Então pode ser possível sair da faculdade e ir direto para uma assessoria? Sim, foi o que os entrevistados disseram, mas a convivência em uma redação torna o jornalista mais conhecido dando a ele mais credibilidade em seu meio.
Quando perguntada se fazia algum tipo de pesquisa antes de começar a fazer a assessoria de uma empresa Andressa respondeu que um jornalista sempre sabe com que tipo de empresa esta lidando.
Um ponto também muito levantado na coletiva foi o fato de como um assessor mostra os problemas de seu cliente. Sandro por ser assessor de um deputado foi questionado a respeito de como tratar caso houver algum problema com seu cliente, e novamente ele levantou o ponto da credibilidade do jornalista.
- Mesmo que o problema com o cliente seja de extrema dificuldade é de responsabilidade do assessor passar toda a verdade para a imprensa, pois o ele tem obrigação com a verdade – disse.

Nenhum comentário: