segunda-feira, maio 22, 2006

Assessoria de Imprensa: jornalistas x relações públicas

Por FILIPE CASAGRANDE

A importância da área de assessoria de imprensa para os jornalistas e para os acadêmicos vem crescendo a cada dia. Foi pensando nisso, que a aula de Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística 2, promoveu uma entrevista coletiva com jornalistas da área e acadêmicos do terceiro semestre de jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Os entrevistados foram Andressa Fabris e Sandro de Mattia.
Andressa Fabris, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em 1994, é proprietária atualmente na Alfa Comunicação Empresarial, e presta assessoria e planejamento de comunicação para diversas empresas, entre elas o shopping Della Giustina, empresas Rio Deserto e Câmara do Dirigentes Lojistas – CDL. Ela já teve passagem em diversos setores da mídia, entre eles, Jornal da Manhã e a Rádio Difusora de Içara, onde foi coordenadora de redação. Em sua empresa faz questão de frisar que não faz markenting.
- Eu optei em não concorrer com potenciais parceiros, como agências de publicidade. Divido bem o markenting com o jornalismo - explica.
Boa parte dos cursos de jornalismo não têm uma matéria específica para preparar o acadêmico para ser um assessor de imprensa e na visão de Andressa Fabris isso é um erro.
- A teoria da universidade não ensina a vender os argumentos. Sendo frila, ou tendo uma empresa, tu tens que vender teu argumento, de que a tua matéria é a melhor - disse.
Sandro de Mattia, entrou no jornalismo em 1995 na Unisul. Teve passagens pelas assessorias de imprensa das prefeituras municipais de Içara, Nova Veneza e Criciúma. Está há quatro anos como assessor de imprensa da Construtora Fontana e recentemente na assessoria do deputado federal Jorge Boeira (PT-SC). Para ele é mais fácil atrair a mídia atrai para o homem público porque representa uma entidade.
O perfil ideal de um assessor de imprensa, é aquele que conhece a redação dos jornais, rádios e televisões, pois é para eles que um assessor deve fazer a matéria.
- Tua relação com um repórter de redação ajuda muito na tua credibilidade. É fundamental. Antes de conquistar o leitor, tu tens que conquistar quem vai escrever a matéria - afirma Mattia.
As funções do assessor de imprensa têm sido discutidas na Câmara dos Deputados em Brasília. Há uma disputa entre os formados em Jornalismo e Relações Públicas. Para Andressa, essa atribuição precisa ficar com os jornalistas.
- O perfil de um assessor de imprensa é um pouco de relação pública e de jornalistas. O cara do jornal respeita mais o jornalista que o relações públicas. A formação do RP tem foco em liderança, comunidade e relacionamento com o público. Já a formação do jornalista tem mais proximidade com a redação de jornal, rádio e TV - finaliza.

Um comentário:

José Rodrigues disse...

Absolutamente ridícula essa idéia de que um Relações Públicas não tem proximidade com redação de rádio, jornal e tv!
Eu estudo Relações Públicas e nestes 4 anos nunca fiquei sem matéria de redação ou mídia, fora o nosso interesse espontâneo pela área...
Essa idéia é retrógrada na medida em que não assimila a idéia de Comunicação Integrada que será praticamente regra na comunicação das empresas e organizações com seus públicos.