sábado, maio 27, 2006

Um novo mercado para jornalistas da região

Por SILMAR WELTER

As empresas da região estão abrindo espaço para o trabalho do assessor de imprensa. Esta é a opinião dos jornalistas Andressa Fabris e Sandro De Mattia. Os dois trabalham assessorando empresas de vários setores. Eles foram os convidados da entrevista coletiva com alunos da terceira fase do curso de Comunicação Social, da Unisul. A intenção do encontro foi conhecer melhor esta nova oportunidade que o mercador vem oferecendo aos profissionais.
Para Andressa, é um espaço que começou a se abrir para os profissionais da área de Comunicação Social somente na última década. Ela e outras duas jornalistas foram pioneiras na criação de uma empresa de assessoria, a EPA Comunicação, em Criciúma, em 1994. Depois de passar por redações de jornais, sem nunca ter abandonado a função de assessora, Andressa Fabris retornou à assessoria empresarial. Hoje tem duas funcionárias, também jornalistas, que fazem parte da equipe que presta serviço para sete empresas da região, incluindo um shopping e empresas mineradoras.
- Não tenho a menor vontade de voltar para uma redação - responde, quando perguntada sobre o dia-dia das redações de jornais.
Opinião diferente tem Sandro De Mattia. Segundo ele, o conflito entre ter uma remuneração melhor, com finais de semana e feriados e o ´cheiro da redação´, de tempo em tempo, aparece em sua cabeça. Mattia também atua como assessor de um político, o deputado federal Jorge Boeira (PT-SC). Segundo ele, pode-se trabalhar com um político sem comprometer a própria credibilidade e sugere que é preciso fazer o político “sempre falar a verdade, acima de tudo. E o assessor e nunca se filiar a nenhum partido”.
Para os dois jornalistas, o importante é saber que, mesmo na função de assessor, o profissional pode se realizar. Mas julgam necessário passar por redação de algum veículo para saber exatamente o que interessa aos editores e que de forma vender o produto para cada meio de comunicação.

Nenhum comentário: