sábado, maio 27, 2006

A estratégia do Jornalismo na divulgação de empresas e pessoas públicas

Por MARCO ANTONIO MENDES

A assessoria de imprensa é um dos campos do Jornalismo que atualmente cresce muito. As pessoas públicas e as empresas estão cada vez mais sentindo a necessidade de manter uma relação direta e ostensiva com a imprensa.
Para o jornalista este é um grande desafio já que deve saber de praticamente tudo o que está relacionado ao seu cliente. É uma das áreas mais estratégicas dentro desta profissão. Deve-se pensar em como fazer para divulgar alguém e, além de exercer o seu trabalho, deve-se, também, ter noções de administração, caso tenha desejo de montar sua própria empresa. Este, por exemplo, é o caso da jornalista Andressa Fabris que trabalha como assessora de imprensa há 13 anos, mas somente no ano passado resolveu criar a Alfa Comunicação Empresarial. Segunda a profissional, ela ainda é contratada por seu nome, mas quer mudar esta situação ganhando e creditando em sua empresa todo o seu trabalho e de seus funcionários.
O jornalista Sandro de Mattia, que também trabalha com assessor de imprensa, não acredita que esta seja uma área de promoção de determinada empresa ou pessoa pública, pois o papel do assessor é manter uma boa relação com as mídias e informá-las sobre o que ocorre com o cliente. Mattia diz que pessoas públicas costumam ganhar mais espaços na imprensa.
- Geralmente os jornais publicam mais notícias relacionadas a pessoas públicas porque é de interesse de grande parte dos leitores. Para as empresas é um pouco mais difícil divulgar suas atividades, pois alguns setores da mídia vêem isso como publicidade.
O grande debate envolvendo a assessoria de imprensa com Jornalismo ou Relações Públicas fica evidenciado de uma maneira clara tanto por Andressa Fabris quanto por Sandro de Mattia. Ambos acreditam que este é um papel do jornalista, pois o assessor deve divulgar a imagem do seu cliente e manter um contato com a imprensa. Quem faz Relações Públicas tende a manter um relacionamento direto para com outras empresas ou pessoas.
Diante da tradição do jornalismo de pagar baixos salários, o trabalho em Assessoria de Imprensa pode ser um pouco mais rentável. Para Andressa e Mattia esta é uma das áreas da profissão que mais se pode ter uma vida tranqüila e menos corrida, se comparada com a de um repórter. Andressa confessa que não sente falta de uma redação de jornal e Mattia ri, dizendo que o salário é um pouco maior.

Nenhum comentário: