Por EDNILSON PERDONÁ
A assessoria de imprensa deveria ser realizada somente por jornalistas profissionais que através da universidade buscam o conhecimento técnico para desempenhar bem essa função e servir a sociedade com notícias relevantes à sua informação e formação.
Entretanto, essa proposta apresenta-se na prática empresarial e política da região de modo contraditório. O que vemos são órgãos públicos contratando profissionais desqualificados tecnicamente para prestar esse serviço e ainda gerando dificuldade para a inserção de novos jornalistas no mercado de trabalho.
Porém, somente contratar o profissional não garante o espaço do cliente na mídia. Isso também vai depender da atuação do contratante, seu relacionamento social ou de sua empresa fazer algo que mereça destaque nas páginas dos jornais.
Mas, qual notícia desperta maior interesse na mídia? Para o jornalista Sandro de Mattia, assessor do deputado federal Jorge Boeira (PT-SC), a mídia tem mais interesse na informação relacionada à atuação ou comportamento do político. Notícias relacionadas ao homem público ganham mais facilmente espaço nos jornais e outros veículos de informação.
- O projeto de um deputado ou sua omissão diante de um problema enfrentado pela população ganha as primeiras páginas - diz.
Mattia, que já prestou assessoria para políticos do PT, PP e atualmente além do deputado Boeira, assessora um empresário ligado ao PMDB de Criciúma, diz ainda que no exercício da profissão, o jornalista precisa ter o cuidado de não se identificar com posturas pessoais do cliente e nem filiar-se a partidos políticos, pois, ao encerrar o contrato de trabalho poderá perder espaço e prestigio profissional.
- O jornalista também precisa estar atento e atualizado sobre os acontecimentos que envolvem seu cliente. Para isso a informação e a verdade sobre os fatos precisam ser uma prática diária na vida do profissional - considera Andressa Fabris, jornalista e sócia da empresa Alfa Comunicação empresarial. Os jornalistas também afirmam que assessoria de imprensa deve ser prestada a empresários ou políticos por jornalistas.
segunda-feira, maio 22, 2006
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