quarta-feira, maio 17, 2006

Por trás da Produsul

POR LORIDANA SATURNINO

A abertura oficial da Produsul 2006, a maior feira-festa da região Sul, ocorreu no dia doze de maio às vinte horas e trinta minutos, em Tubarão. Na manhã seguinte do primeiro dia de festa, as pessoas da organização já estavam arrumando tudo para a próxima noite.
A zeladora Maria Aparecida de Aguiar da Silva trabalha há três anos na Produsul e tem o emprego provisório como principal fonte de renda, pois ela não possui outro trabalho.
- Começo às sete horas da manhã, todos os dias. Limpo o chão e ajudo na limpeza do banheiro também - disse Maria Aparecida.
- Somos em oito mulheres - completa.
Há quinze anos trabalhando no evento, a zeladora, que cuida da limpeza, já achou dinheiro e alianças no chão. Segundo Aparecida o aumento de dias de festa em relação ao ano passado “é bem melhor pois trabalho mais dias e com isso consigo um dinheiro a mais para ajudar nas despesas da casa” contou.
O casal Caus trabalha para a empresa Pipi Móvel e limpa os banheiros móveis do evento. Joanilce Caus, foi contratada pela empresa provisoriamente para trabalhar na Produsul.
- O público é relaxado - falou Joanilce.
Seu marido, Valério Caus, é fichado na empresa há três anos.
- A manutenção dos banheiros é feita uma vez por dia, trabalham na limpeza sete pessoas, sendo que três trabalham de manhã e quatro à noite - disse Caus.
- Fico direto no evento, mas só trabalho das seis horas da manhã até o meio dia, isso todos os dias - completa.
O segurança das barraquinhas, Nilton Teixeira, trabalha há três anos na Produsul. Ele fica das sete horas da manhã às sete horas da noite.
- Cuido das barraquinhas para ninguém incomodar os donos delas, eles dormem dentro para cuidar do que é deles - disse Teixeira.
Nas dezesseis edições já realizadas, a Produsul recebeu cerca de 1,9 milhão de visitantes e gerou cerca de vinte mil empregos diretos. No dez dias de festa desse ano, a expectativa é superar a edição passada.

Nenhum comentário: