segunda-feira, maio 22, 2006

Redação antes de assessoria

Por JOAQUIM SANTOS

Durante entrevista coletiva aos acadêmicos do terceiro semestre de jornalismo, os jornalistas Sandro de Mattia e Andressa Fabris falaram sobre uma tendência atual na profissão: a Assessoria de Imprensa. Os jornalistas, que trabalharam em vários veículos de comunicação no Sul do Estado, hoje dedicam-se exclusivamente ao trabalho de assessoramento para empresas e pessoas públicas. De Mattia é assessor do deputado federal Jorge Boeira (PT-SC) e da Construtora Fontana. Já Andressa, é proprietária de uma empresa do setor, a Alfa Comunicação, que presta serviço de mídia training, planejamento de comunicação empresarial externa, interna e marketing.
Vários questionamentos foram feitos pelos alunos do curso e uma das perguntas mais freqüentes foi com relação a possibilidade de uma acadêmico recém formado ingressar diretamente em uma assessoria sem antes passar por um veículo de comunicação, como o jornal, por exemplo. De Mattia foi enfático ao opinar a respeito. Disse que a experiência adquirida em uma redação é primordial.
- Você sai da universidade com uma fundamentação teórica muito boa, porém é preciso conhecer, vivenciar o dia-dia de um veículo para descobrir os melhores horários, o momento certo de trabalhar com o repórter - salientou.
Andressa destacou a necessidade do bom relacionamento com os editores.
- É necessário que haja acima de tudo, cumplicidade, compreensão e amizade com os profissionais do jornal, para que suas matérias sejam veiculadas sem problema - ressaltou.
Ela disse ainda que a chave principal para o sucesso nessa área é a credibilidade, demonstrar e passar confiança às pessoas e ao seu público alvo, os repórteres de redação, trabalhar com total transparência e jamais filiar-se a qualquer partido político.
Terminada a entrevista coletiva, Andressa Fabris e Sandro De Mattia falaram do projeto idealizado por eles, criado para aproximar ainda mais a classe jornalística da região, com palestras, debates e conversas informais a respeito da profissão. O Fórum de Debates em Jornalismo ocorre em dias marcados pelos próprios jornalistas. Maios informações podem ser obtidas no blog www.alfapress.blogspot.com.

Nenhum comentário: