sábado, maio 27, 2006

Comunicação Empresarial em alta

Por TAÍS FERNANDES

O jornalismo empresarial é uma área da Comunicação Social que cresce com intensidade. Profissionais que entram nesse caminho passam a ser um misto de jornalista e publicitário com a única diferença: cria imagem, mas não usa argumentos publicitários para isso.
Dois conhecidos assessores de imprensa, da região, são Andressa Fabris e Sandro de Mattia. Ela, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e ele pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), seguiram a mesma linha profissional e se dedicam à área de assessoria.
Andressa, já trabalhou em outros meios de comunicação e hoje é dona da Alfa Comunicação Empresarial, prestando serviços a oito empresas, entre elas as empresas Rio Deserto. Mattia concilia a assessoria da Construtora Fontana e do deputado federal Jorge Boeira (PT-SC).
Em entrevista coletiva na última semana, os dois jornalistas falaram sobre a importância da teoria que é passada aos profissionais quando acadêmicos, e da prática que se adquire quando estes entram no mercado de trabalho.
- Não existe um bom prático sem a teoria. Os dois se complementam - disse Mattia.
Questionados sobre a divulgação da verdade independente da situação, os jornalistas falaram da importância de nesses casos sentarem com os clientes (assessorados) e conversarem sobre o assunto em questão.
- Em todos os momentos teria e tem que se mostrar a verdade - declarou Andressa.
Os dois explicam que o ideal para sair de um possível escândalo é divulgar até onde a história relatada nos meios de comunicação é verdade e tentar sair por cima na situação corrigindo os erros.
A credibilidade do jornalista é algo sempre colocado em questão, seja para os leitores, ou para quem contrata seu serviço. Na opinião de Andressa a credibilidade do assessor de imprensa se constrói enviando material para divulgação, de acordo com cada meio, pautas específicas para TV, rádio e jornal impresso.

Nenhum comentário: