quinta-feira, junho 01, 2006

Sobre a Assessoria de Imprensa

Por LORIDANA SATURNINO

A Assessoria de Imprensa é uma das três subdivisões das atividades de Assessoria de Comunicação (sendo as outras duas Relações Públicas e Publicidade & Propaganda). Sua principal tarefa é estabelecer ligação direta entre uma entidade e a mídia.
A Assessoria de Imprensa trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público e a imprensa. No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Jornalismo. Em outros países, a função não é reconhecida como jornalística, e sim como de relações-públicas. A assessoria de imprensa, cada vez mais, faz parte de um conjunto de atividades relacionadas à comunicação organizacional e que pode incluir comunicação interna, relacionamento com clientes, marketing, publicidade, internet.
- Uma das coisas que exigi, quando estava fazendo o planejamento de uma empresa, foi que eu não iria entrar na parte de publicidade e de marketing. Poderia, no máximo, orientar o cliente a contratar uma agência de publicidade - contou a jornalista e proprietária da Alfa Comunicação, Andressa Fabris.
- Hoje o cliente tem que ter a comunicação integrada. Não pode contratar uma assessoria de imprensa e dispensar a publicidade, ou contratar a publicidade e não ter a assessoria de imprensa – completa.
Uma Assessoria de Imprensa trabalha para um assessorado, que pode ser um cliente particular ou uma instituição. O interesse pela assessoria, em geral, é determinado pela geração de informações de interesse público.
- O assessor de imprensa por ser jornalista formado, ele sabe quais são as informações que o repórter de redação precisa saber – disse o jornalista Sandro de Mattia, que assessora o deputado federal Jorge Boeira (PT)
- Quem se forma em jornalismo e já quer ser assessor de imprensa, vai ter a função de falicitar o relacionamento do cliente com o público através dos veículos de comunicação e não somente a função de um jornalista. Vai ter que buscar outras áreas para complementar o conhecimento de jornalismo – falou Andressa.
- Hoje a assessoria de imprensa é uma ferramenta estratégica para a comunicação em geral- contou.
A prioridade de uma assessoria de imprensa é facilitar o trabalho dos jornalistas. Muitas vezes, entretanto, a maior preocupação está em dar visibilidade aos clientes.

Nenhum comentário: