segunda-feira, junho 05, 2006

Construindo uma vida nova

Por FRANCIELE FERNANDES
De Içara

O jovem içarense Dioni Luiz sofreu uma acidente grave de trânsito na noite de 16 de dezembro de 2005, quando ia em direção ao Balneário Rincão – Içara, com três amigos, um dia antes de sua formatura do terceirão.
A parte do corpo mais atingida foi seu rosto. Foram necessários mais de 150 pontos cirúrgicos para reconstruí-lo. Além disso, seus olhos sofreram com o impacto da colisão causando deslocamento da retina do olho esquerdo. A cegueira era o destino do jovem Dioni Luiz.
Somente uma cirurgia em caráter de urgência poderia mudar seu destino. Graças a uma grande mobilização a cirurgia de reconstituição da retina foi realizada com enorme sucesso pela equipe do oftalmologista Henrique Packter, em Florianópolis.
Atualmente, o jovem içarense encontra-se em perfeita recuperação e vai poder, graças a ação de solidariedade, continuar apreciando toda a beleza da vida.
Quem abraçou a causa foi a União das Associação Comunitárias de Içara (Uaci), juntamente com as empresas, Bunge, Primor e Giassi, que fizeram 900 camisetas. A renda das vendas foi revertida para ajudar Dioni e até o momento 800 já foram vendidas.
O presidente da Uaci Gentil da Luz diz que foi muito bom ajudar uma pessoa que merece e precisa da ajuda de seus amigos.
- Vivemos nesse mundo para ajudar o próximo, por isso abracei essa causa e fui até o fim. Fiquei comovido quando fui à casa dele e vi a situação em que o nosso amigo se encontrava. Um jovem de apenas 21 anos, e com a vida toda pela frente não poderia ficar sem ver, uma coisa que deus nos deu de tão precioso - declara emocionado.
Gentil também destacou a importância que foi para ele ajudar Dioni.
- De todas as pessoas que eu ajudei, essa foi em especial, nunca imaginei que iria me comover com a situação, fiquei impressionado como a comunidade abraçou a causa e foi até o fim, uma cirurgia que custou R$ 6.500,00, e os próprios amigos pagaram - destacou.
O acidente e a ajuda que recebeu da comunidade mudaram a vida de Dioni.- Depois do acidente minha vida mudou muito. Passei a dar valor nas coisas que eu tenho. Descobri quem são meus amigos de verdade e em quem posso confiar. E sou muito agradecido por tudo que eles, meus amigos de verdade fizeram e estão fazendo por mim, aprendi também que não devemos criticar as pessoas sem ao menos conhecê-las, pois foram essas pessoas que eu criticava que me ajudaram, ou melhor me deram uma vida nova - conta emocionado.
No dia dia 28 de maio, na Lagoa do Giassi – Içara, foi realizada a Campanha nota 10, a ação beneficente em prol de Dioni Luiz. As pessoas que compraram a camiseta para ajudar com a cirurgia participaram de um almoço.

Nenhum comentário: