quinta-feira, junho 01, 2006

Comunicação Empresarial: uma área em crescimento

Por DANIÉLI ANTONELLO

O tema assessoria de imprensa atrai a atenção dos acadêmicos de Jornalismo. A constante preocupação com o futuro profissional motiva a busca por informações sobre esta área que está em crescimento. E foi com o objetivo de conhecer o mercado que um grupo de estudantes de jornalismo da Unisul, em Tubarão, realizou uma entrevista coletiva com a jornalista e proprietária da Empresa Alfa Comunicação Empresarial, de Criciúma, Andressa Fabris e seu colega de profissão, o também jornalista Sandro de Mattia.
Andressa,formada pela UFSC, e Mattia, formado Unisul de Tubarão, começaram suas atividades jornalísticas cedo. Andressa contou que seu primeiro trabalho foi em dezembro de 1993, no Jornal da Manhã, em Criciúma. Já Mattia partiu direto para a Rádio Eldorado, mas ambos acabaram se apaixonando por assessoria de impresa, cuja área estão atuando.
Eles falaram sobre o papel da comunicação empresarial que é estabelecer uma ligação de notícias e fatos com os meios de comunicação, utilizando a assessoria de imprensa, edição de jornais, relatórios, promoções, editoração, releases, websites, design, planejamento de marketing e organização de eventos.
- Não trabalhamos juntos, mas temos o mesmo foco, o mesmo fim - relata Andressa, quando questionada sobre as formas de trabalho que um assessor deve prestar.
- Um assessor ou uma empresa de comunicação, presta serviços à comunidade, tem o objetivo de passar informações e notícias. No meu caso, como assessor de imprensa de um político, tenho o objetivo e o dever de repassar a resposta para o público interessado, ou seja, como homem público na mídia, a informação do que acontece ou do que acontecerá com ele é meu dever informar as pessoas para que elas possam ter acesso á essas informações – relata Mattia.
Durante a entrevista, surgiu a dúvida e a diferença entre um jornalista e um publicitário, já que Comunicação Social tem essas duas habilitações.
Mattia relata que um jornalista jamais pode mentir, não que um publicitário precise mentir, mas que o jornalista não pode afirmar que um determinado prédio é melhor do que outro sem ter provas concretas do que está passando para o público. Já no caso do publicitário, ele pode falar sim que este é o melhor prédio, pois o trabalho dele é a propaganda, e como o velho e bom ditado diz “propaganda é a alma do negócio”.
Andressa e Matta relataram ainda que o mercado de trabalho nesta área é muito amplo.
- O que precisa ter é capacitação profissional, ir atrás de especializações e cursos para que assim possamos fazer um bom trabalho - concordaram.

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