sexta-feira, junho 02, 2006

Biblioteca Universitária, uma opção de estudo.

Por DANIÉLI ANTONELLO
De Tubarão

Para se manter atualizado nada melhor do que a pesquisa e o estudo. Mesmo que isso signifique passar o sábado de manhã dentro de uma bilbioteca. Na Unisul, de Tubarão, o movimento é pequeno, mas importante para quem comparece.
Segundo a balconista, Carine Setefam, a movimentação de pessoas durante os dias de semana fica em torno de 1.200, sendo na segunda – feira o maior fluxo. Já no sábado a quantidade de pessoas que freqüentam a biblioteca não chega a 100, e a maioria dos estudantes é dos cursos que tem calendário especial, mais especificamente História e Letras.
- No sábado tanto pela parte da manhã como na parte da tarde, a biblioteca faz no máximo 30 empréstimos, a maioria das pessoas que vem até aqui é para entrar na Internet - relata Carine que trabalha na biblioteca durante a semana inteira há mais de três anos.
Para a estudante da quinta fase de Geografia, Lílian Suzete Magalhães, é ótimo a biblioteca abrir durante o sábado, porque nem todas as pessoas têm tempo de pesquisar ou estudar durante a semana.
- Eu trabalho todos os dias, fica difícil ter que conciliar trabalho, estudo e casa, ao mesmo tempo. No sábado eu sempre estou aqui na biblioteca, seja pra pesquisar, fazer trabalhos e até entrar na Internet.
Sendo a biblioteca um lugar calmo e tranqüilo para os estudos a acadêmica do segundo semestre de Ciências Contábeis, Luciana Viel, a utiliza como local de estudo.
- Trabalho a semana inteira e estudo à noite, no sábado eu venho até a biblioteca para pesquisar e estudar, pois em casa não consigo me concentrar, sempre tem algo para fazer, e acabo não estudando nada.
Já a estudante do sexto semestre de Sistemas de Informação, Daniela Freitas, raramente frequenta a biblioteca, pois utiliza a internet para os trabalhos acadêmicos.
- “Hoje vim até a biblioteca porque tenho um livro atrasado, os dias foram passando e eu acabei me esquecendo, quando vi já tinha se passado uma semana do prazo estabelecido, mas para pesquisa ou até mesmo estudo eu não venho - justifica.
Além de a biblioteca proporcionar aos alunos e comunidade horários especiais, e um vasto volume de materiais, oferece ainda um laboratório de informática, onde os alunos da Unisul podem usar durante uma hora, e a comunidade em geral durante meia hora.
O operador e assistente de máquinas, Daniel de Medeiros Matos, confirma que o fluxo de pessoas durante a semana supera o de sábado.
- Durante os sábados o público que procura o laboratório é mais a comunidade, que chega ser em torno de 80%, sendo desde crianças a adultos. Os alunos da Unisul são raros, só se for para mandar e-mails ou algo do tipo, sendo aqueles que não tem Internet em casa.
Matos comenta ainda que muitas pessoas vão até o laboratório para entrar em fotologs, MSN, orkut, e até mesmo para jogar (no caso das crianças).
- Estes programas não são permitidos aqui na biblioteca, pois é um lugar para pesquisa e não para diversão. Já tivemos sérios problemas quanto a estes programas. Quando isto acontece pedimos para o internauta sair e explicamos que aqui é proibido, caso ele persista convidamos a pessoa a se retirar do laboratório - comenta.
A biblioteca universitária está aberta todos os dias, das 7h30min às 10h45min e aos sábados das 7h30min às 17 horas. Mais informações podem ser obetidas pelo site www3.unisul.br/paginas/setores/bu/BUvirtual/index.html ou pelo telefone 3621 – 3030.

Nenhum comentário: