quinta-feira, junho 01, 2006

Um novo caminho para o jornalismo

Por LORIANE KRUGER

Há menos de vinte anos mal se ouvia falar em assessoria de imprensa e muito menos em comunicação empresarial. Na década de 90 com a chegada da globalização as empresas se modernizaram e hoje, trabalhar na comunicação empresarial tem sido o caminho de muitos jornalistas, mas é sabido que o sonho da maioria dos universitários é encarar a redação de um grande jornal diário e a rotina de entrevistas, fontes e pautas.
Para a jornalista Andressa Fabris, que atua como assessora de imprensa, a experiência da redação foi de grande importância na sua carreira, mas garante que não sente falta da sua fase repórter.
- Conheço o ritmo, os horários e as pessoas nas redações e isso facilita muito o meu trabalho, mas o estresse de uma redação é sem igual - lembra.
O jornalista Sandro de Mattia, também trabalha como assessor de imprensa e seus principais clientes são políticos. Em épocas de grandes coberturas como eleições a vontade de estar na redação é grande.
- Aprendi a conviver com este conflito que é superado pela qualidade de vida. A vida de repórter é desgastante - diz.
Apesar das opiniões divergentes sobre o trabalho no jornalismo diário seja de rádio, tv ou impresso, percebe-se que a assessoria de imprensa trata-se de uma nova oportunidade para os jornalistas.
Com um ritmo de trabalho mais tranqüilo, menos improvisado e também exercendo e colocando em prática muito do que foi visto nos bancos das universidades. Segundo Andressa, é preciso pensar numa carreira de jornalista empresarial, já que o mercado, principalmente da região Sul, não comporta todos os profissionais em redações.

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