sexta-feira, junho 02, 2006

Curso de Gestantes idealiza qualidade de vida

Por TAÍS FERNANDES
De Içara

Humanizar a assistência à gestante, recém nascido e familiares visando melhorias na qualidade de vida. Esse é o objetivo do Curso de Gestantes do Hospital São Donato (HSD), de Içara. O curso, que é um projeto da administração da instituição, enfermeiros, psicóloga, obstetras e pediatras, foi apresentado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) onde foi bem aceito pelos profissionais da área.
A gerente de enfermagem do HSD e uma das idealizadoras do projeto, enfermeira Edna Rodrigues, explica que o curso será ministrado durante as quatro quartas-feiras do mês. Em cada uma serão abordados temas relacionados à gestação e a saúde do bebê e da mulher, desde a concepção até após o parto.
Na primeira quarta-feira as gestantes serão orientadas sobre os aspectos psicológicos, nutricionais e os primeiros sinais de gravidez. Na segunda etapa serão ministradas palestras sobre a saúde bucal e os primeiros sinais do parto. Durante a terceira etapa um pediatra dará ênfase nos cuidados com a saúde e segurança do bebê. Um fisioterapeuta também estará presente falando sobre exercícios físicos e respiração das gestantes.
No último dia de curso as gestantes irão conhecer a área física do Hospital, e as salas por onde deverá passar quando a hora de seu parto chegar. A enfermeira Luciane da Silva destaca a importância dessa etapa:
- Depois de se familiarizar com as instalações da área obstétrica do hospital a gestante passará a se sentir mais segura e tranqüila por já conhecer os procedimentos feitos em tais locais.
Além das gestantes o curso também estará aberto para as pessoas aptas a acompanharem o parto, no caso, o pai do bebê ou um parente próximo da gestante. A gerente de enfermagem conta que uma nova lei, que entrará em vigor a partir de junho, dá o direito à futura mãe de ter um acompanhante na hora do parto.
- O ideal é que a pessoa que estará no dia do parto também faça esse curso para além de ajudar a gestante, ficar a par de tudo que estará acontecendo - disse Edna.
- Muitas pessoas que participam dos processos normalmente ficam com medo da mulher estar passando por dores muito forte e pedem que outras medidas sejam tomadas. É importante que essas pessoas saibam que é natural que um parto seja dolorido e demorado - finaliza a enfermeira.
A administração da instituição luta para conquistar o título Hospital Amigo da Criança, pensando também nesse lado o curso fará várias orientações na tentativa de reduzir as cesáreas, o que conta como ponto positivo na busca do título. Dados passados pelo hospital mostram que o número de partos foi de aproximadamente 4.200 partos nos últimos cinco anos, atualmente são em média 86 partos por mês. Destes 57,88% são normais e 42,16% são cesáreas, sendo que este número é muito elevado em relação ao índice de cesárea preconizado pelo Ministério da Saúde.
As palestras serão ministradas, inicialmente na sala de reuniões do HSD.

Um comentário:

milene disse...

legal saber que meu marido pode me acompanha,eu vo ganhar começo de junho no hospital sao donato e espero que seja normal,meu marido vai ser muito importante nessa hora...valeu