segunda-feira, junho 05, 2006

Comércio tem maior movimentação num sábado de manhã

População reserva este horário para fazer compras ou cuidar da casa

Por MARCO ANTÔNIO MENDES
De Tubarão

Para as pessoas que trabalham durante a semana ou, mesmo aquelas que por algum motivo possuem o tempo mais livre, a manhã de sábado é um dia sagrado para que o centro da cidade de Tubarão esteja com uma grande movimentação. São muitas as pessoas que deixam para fazer compras, pagamentos ou mesmo passear e apreciar o movimento.
O gerente do supermercado Giassi, Luiz Carlos dos Santos, diz que, indiscutivelmente, sábado é o dia em que se percebe o maior movimento, conseqüentemente é o dia de maior faturamento. Ele acredita que, mesmo com o supermercado funcionando no domingo, as pessoas deixam para resolver determinadas atividades neste dia por não possuírem compromissos com o trabalho e aproveitar que todo o comércio está funcionando.
A circulação de pessoas e sua vontade de comprar começa a partir das nove e meia da manhã, quando, não há datas especiais em que todo o comércio fica aberto durante o dia inteiro. O gerente da Multisom, Valci Freitas Filho, apesar de achar o sábado essencial para as vendas no comércio, não é a favor de que isso aconteça freqüentemente.
- Para a nossa loja, abrir todos os sábado o dia todo seria muito bom, pois venderíamos mais, mas devemos pensar que tanto eu, quanto os funcionários temos que ter um descanso, afinal, sábado faz parte do fim-de-semana - admite o gerente completando que uma vez por mês já é o suficiente para satisfazer os clientes e sua loja.
Mas as pessoas não fazem só compras num sábado de manhã. Muitas preferem ficar em casa se reorganizando da semana que, para muitos, é corrida. O professor Santos Cruzeta revela que gosta de dormir um pouco até mais tarde e ajeitar a bagunça que fica da semana que passou.
- Raramente vou ao centro da cidade. Prefiro pôr em ordem minha casa e, se necessário, fazer algumas compras ou pagamentos.
O contrário faz a aposentada Dalva Oliveira que mesmo possuindo um tempo menos apertado durante a semana, prefere ir fazer compras no sábado de manhã, assim como toda a sua família.
- É uma possibilidade de encontrar pessoas conhecidas porque muitas fazem compras neste horário. Na minha família ninguém fica em casa no sábado de manhã disse a aposentada.
Quem não fica muito contente são os funcionários das lojas que trabalham neste período. A vendedora da loja Multisom, Karine Holthausen acredita que mereceria um descanso neste horário para fazer o que achar necessário também.
- Acredito que o sábado é essencial, porque é quando vendemos mais, mas apesar de ganharmos folga durante a semana, eu gostaria de ter um tempo para poder organizar outras coisas que tenho de fazer - conta Karine.
Além das compras, há quem estuda, há aquelas pessoas que dormem a manhã toda para repôr as horas de sono perdida durante a semana por causa da rotina movimentada, outras fazem caminhadas pela beira-rio ou rápidas visitas a algum amigo ou familiar. O sábado de manhã ainda é um horário muito importante na vida das pessoas, mesmo para aquelas que simplesmente atendem quem tem este tempo livre.

Nenhum comentário: