quinta-feira, junho 01, 2006

Visão de quem é profissional


Por DAIANE CHAVES

Comunicação empresarial e assessoria de imprensa são áreas em que um jornalista pode atuar.
A jornalista Andressa Fabris, formada em 1994, sempre trabalhou com assessoria de imprensa e hoje é proprietária da Alfa Comunicação Empresarial. Ela salienta as vantagens de prestar serviço a outras empresas. Uma delas seria o vínculo empregatício.
- Tendo a própria empresa se tem a liberdade de assumir outros trabalhos. Quando se é funcionário registrado tens que trabalhar única exclusivamente para aquela empresa. O que também acontece muitas vezes é que as tarefas não são bem definidas e você acaba executando funções e atividades que não são de seu domínio, tendo que deixar de lado trabalhos importantes que são de responsabilidade do assessor – diz.
Sandro de Mattia também é Jornalista, e já teve a oportunidade de atuar em diversas áreas da profissão. Atualmente é assessor de imprensa do deputado federal Jorge Boeira (PT-SC). Ele comenta que a relação do jornalista com o publicitário deve ser a melhor possível, pois os dois se complementam, cada um deve fazer o seu trabalho sem invadir o espaço do outro. Também fala das atribuições que o jornalista tem ao assumir a assessoria de uma pessoa pública.
- Sem dúvida a população tem muito mais interesse com o que acontece na vida deles do que de uma empresa ou pessoa desconhecida. Por isso a imagem que ele passa é essencial, e a obrigação do jornalista é deixar informado todo aquele que se interessar por suas ações, sem mentir nem ocultar nada, a verdade e a clareza entre o contratante e o prestador do serviço devem ser o ponto principal - explica
Quanto ao que eles acham da teoria que é repassada para os acadêmicos de Jornalismo, são categóricos em dizer:
- Não existe prática sem teoria e nem teoria sem prática.

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