sexta-feira, junho 02, 2006

Vinte e seis livros lançados em 2006

Por ARTHUR LESSA
De Criciúma

Diz um velho ditado que a realização na vida depende de escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Só neste ano, pelo menos 26 criciumenses cumpriram uma das tarefas. Em média, são lançados na cidade cinco livros por mês. O número é inferior a média de 2005 que chegou a quase sete novos títulos por mês.
- Hoje em dia é raro uma semana que não tenha lançamento de livros, a região é o segundo maior pólo literário do Estado, atrás apenas de Florianópolis - afirma Ronaldo David, vice-presidente da Academia Criciumense de Letras.
Segundo David, o interesse pela literatura, tanto por parte dos leitores como dos escritores, cresce significativamente há cerca de cinco anos. Ele acredita que isso se deve ao trabalho de popularização da leitura que vem sendo desempenhado pela Academia. Este trabalho consiste em auxiliar os autores, divulgando os livros, organizando os lançamentos e fazendo revisões e prólogos.
- Leio religiosamente todos os originais enviados - afirma.
Existem na cidade autores que não necessitam integralmente de auxílio da organização para lançarem seus livros por já terem uma identidade consolidada como escritores. São exemplos o jornalista Archimedes Naspolini Filho e o professor Gesiel Gonçalves. O objetivo é dar esta notoriedade para outros autores da região.
- Já houve uma grande evolução. Não é mais necessário fazer 'bocas-livres' nem gastar muito com publicidade para conseguir público nos lançamentos - explica David.
Outra iniciativa da academia para motivar os futuros escritores é o concurso literário, que ocorrerá, neste ano, pela sétima vez. A cada dois anos, o evento premia exclusivamente autores inéditos. No ano passado, a escritora estreante escolhida, entre 13 concorrentes, foi Beatriz Leal Vieira, com a obra Ao Som do Seu Nome, que será publicado ainda este ano.

LIVROS MAIS PROCURADOS

Qualidade de Vida e Saúde (2003), Teruo Watanabe: O médico acumpunturista Teruo Watanabe ensina como prevenir doenças, atenuar os sintomas das já existentes e melhorar a qualidade de vida. A obra se divide em 21 tópicos como, por exemplo, equilíbrio emocional e respiração adequada;

Estas Ruas Que Pisamos (2005 - 3ª Edição), Archimedes Naspolini Filho: Assumidamente apaixonado por Criciúma e, principalmente, por sua história, o autor apresenta aos criciumenses a origem das ruas de nossa cidade e a história de quem dá nome a elas. A primeira edição do livro é de 1986 e a segunda de 1997;

Como Parar de Engordar e Emagrecer com Qualidade de Vida e Saúde (2005), Teruo Watanabe: O livro tem o objetivo de apresentar os comportamentos criados pela sociedade e conscientizar as pessoas quanto às respostas orgânicas do corpo a ela. São abordados na obra 50 fatores que contribuem para o ganho de peso.

A História de Araranguá, Nova Edição (2005), Paulo Hobold. O autor chegou na cidade das avenidas em 1956, e logo se apressou em pesquisar a história da cidade, e em 1994 lançou a primeira edição do livro A História de Araranguá, que descreve fatos desde o início da cidade até 1930. Declarou abertamente seu desejo de que fosse feito um segundo volume da obra. O historiador Alexandre Rocha aceitou o desafio, complementando, atualizando e contextualizando a obra de Hobold.

Nenhum comentário: