segunda-feira, maio 09, 2005

...

POR TIAGO BRUNELLI

As principais reclamações nas agências de defesa do consumidor de todo o país são contra as operadoras de telefonia móvel. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ao todo, foram cerca de 25 mil reclamações em janeiro desse ano contra 18 mil em janeiro de 2004. Um crescimento de 41% no período de 12 meses.
A partir desse mês de março, a Anatel passou a classificar as operadoras de telefonia celular em um ranking de qualidade que será publicado no site da agência. Com essa medida, pretende melhorar a qualidade na prestação do serviço pelas empresas, principalmente no atendimento ao usuário. Atualmente, no Brasil, existem oito operadoras de celulares e dados do mês de fevereiro indicam que 67,4 milhões de brasileiros são assinantes de telefonia celular em todo o país. Em primeiro lugar no ranking de reclamações da Anatel está a operadora Brasil Telecom, seguida da Claro, em segundo, com a TIM, Vivo e Oi empatadas em terceiro. As outras três operadoras são regionais. A melhor posição ficou para a Sercomtel.
Segundo o Deputado Federal, Celso Russomano (PP/SP), em entrevista ontem à Rádio Bandeirantes de Tubarão, algumas lojas da Vivo e da Claro já foram fechadas no país. Algumas prefeituras municipais caçaram os alvarás de funcionamento das lojas. Isso porque as empresas prestam um mau atendimento aos clientes. A Vivo, segundo Russomano, estava vendendo mais aparelhos do que sua capacidade e a Claro tem problemas por si só. Nas cidades onde algumas lojas foram fechadas, a qualidade de serviço melhorou, segundo o Deputado. Para a Anatel, as reclamações mais freqüentes são de cobranças indevidas, queixas quanto à área de cobertura, mau atendimento na solicitação do cancelamento da linha e o congestionamento nas ligações.Assim, algumas medidas precisam ser tomadas para uma melhoria no serviço de telefonia móvel no Brasil. Já que a concorrência não basta para as operadoras melhorarem seus serviços, cabe ao legislativo a obrigação de manter um bom nível na qualidade do serviço. O número da central de atendimento da Anatel é 0800 33 2001 e o site da agência é www.anatel.gov.br.

5 comentários:

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anônimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anônimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»