sábado, outubro 08, 2005

Campeonato de Judô é interdisciplinar

POR ALINE ARAÚJO

O terceiro Unisul Open de Judô foi disputado neste sábado (8out), no Ginásio de Esportes da Universidade, em Tubarão. A equipe da Unisul/Acref participou com 23 atletas. A competição também contou com a participação de atletas do Rio Grande do Sul, Criciúma, Itajaí, Joinville e Blumenau. O campeonato ajudou na preparação dos atletas que irão disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina - Jasc – na cidade de Chapecó. O Judô da Unisul representará o município de Tubarão.
Mais que um campeonato o Unisul Open de Judô foi uma experiência para vários acadêmicos de outros cursos que puderam realizar trabalhos de acordo com a sua área. Alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Jornalismo, estiveram avaliando os atletas. Coordenados pelo professor Hudson Mafra Júnior, os alunos do Curso de Educação Física - Licenciatura, por exemplo, formularam um questionário para analisar se os atletas sabem se alimentar corretamente e se eles conhecem a composição dos alimentos digeridos. “Os atletas com que conversei até agora possuem bastante noção da importância dos nutrientes, porém, surgiram dúvidas sobre a função de cada um” ressalta a aluna do 4° semestre Marilia Goudinho.
Há um mês, os alunos de Nutrição fazem um trabalho quinzenal de acompanhamento dos atletas de judô. No campeonato aproveitaram para entrevistar os adversários. “Os atletas que nós acompanhamos não tinham nenhuma orientação profissional sobre equilíbrio de peso e alimentação, hoje eles têm uma preparação física melhor” disse a estudante Karina Mazuco.
O campeonato também contou com a ajuda dos estudantes de Fisioterapia, que montaram uma clínica no ginásio para o caso de emergência e de lesões, e um questionário para avaliar o desconforto postural e as contusões mais freqüentes. A professora Jaqueline Biazus explica que para o aluno essa prática é fundamental. Os estudantes também montaram um lugar para se fazer Shiatsu, técnica de relaxamento, nos atletas entre os intervalos das lutas.
Para os estudantes de Jornalismo a competição serviu para a realização de reportagens de campo, que fizeram parte da disciplina Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística 2, ministrada pelo professor Rafael Matos.
Os atletas gostaram da idéia de realização de atividades paralelas ao campeonato. “É muito importante essa troca de conhecimento, os três cursos que estão presentes hoje se completam, são básicos na vida de um atleta” diz o faixa preta e aluno do 7°semestre de Educação Física Juliano Campos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anônimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anônimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»